Você sabia que o Mikrotik não faz log de IPv6 corretamente e isso pode gerar problemas com as autoridades?
Isso ocorre com todos os softwares de gestão, pois o problema está no Mikrotik!
Mas o RadiusNet resolve isso para você! Vamos explicar:
O Delegated-IPv6-Prefix é um parâmetro do protocolo Radius que serve para informar ao servidor de autenticação qual foi a faixa de IPv6 fornecida aos clientes. Assim, o servidor de autenticação grava essa informação e, caso haja necessidade de uma consulta posterior, como no caso de uma requisição judicial, basta consultar o log.
Ocorre que o Mikrotik não envia o Delegated-IPv6-Prefix para o autenticador. Ou seja, ele distribui o IPv6 para o cliente, mas não faz log disso.
Todas as demais marcas do mercado agem de forma correta: Cisco, Juniper, Huawei, etc. O problema ocorre somente no Mikrotik.
Veja abaixo a discussão no próprio fórum Mikrotik. Trata-se de um pedido muito antigo, não atendido até hoje:
Confira aqui.
Temos várias soluções sendo propostas na internet para contornar esse conhecido problema:
As soluções acima implicam em adicionar novos serviços e servidores à rede, o que pode até resolver, mas traz custos adicionais.
Nós, do RadiusNet, oferecemos uma solução simples para isso: fixar os IPv6 no cadastro do cliente. Da forma como sempre foi feito com os clientes de IPv4 fixo!
Essa solução é simples e eficaz, pois tira do Mikrotik a escolha do IPv6 do cliente, deixando que o autenticador faça essa tarefa.
Veja no vídeo abaixo como aplicar corretamente o IPv6 em sua rede Mikrotik e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe técnica.
Importante:
Este problema ocorre somente em roteadores Mikrotik.
Considere NÃO distribuir IPv6 se não estiver fazendo o log, seja por syslog ou por IPv6 fixo, pois poderá ter problemas com requisições judiciais.