Entregue IPv6 e IPv4 ao mesmo tempo para seus clientes!
Com o esgotamento dos IPv4 no mundo, a implementação do IPv6 nos provedores de acesso à internet tornou-se necessária e obrigatória.
A utilização de vários tipos de NAT com IPv4 tem sido um paliativo, pois permite que um único endereço público seja utilizado por vários clientes ao mesmo tempo. Porém este método possui problemas com as conexões de entrada, necessárias para o acesso remoto de câmeras, servidores de arquivos, jogos, etc. Além disso, a guarda de logs de acesso com IPs privados, determinada pelo Marco Civil, fica prejudicada.
Por esses e outros motivos o provedor de internet precisa migrar sua rede para IPv6 o mais rápido!
Felizmente é possível trabalhar com IPv6 e IPv4 ao mesmo tempo, sendo que o roteador do cliente navegará em IPv6 quando o site ou destino acessado estiver na nova tecnologia. O mesmo roteador navegará em IPv4 caso o destino estiver ainda no sistema antigo. Este método é conhecido como “pilha dupla” ou “dual stack”.
O site IPv6.br define o método de “pilha dupla”:
consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultaneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.
É cada vez mais comum encontrarmos roteadores para clientes finais com IPv6 e IPv4 em “dual stack”. Para o backbone dos provedores, roteadores Cisco, Juniper, Mikrotik e outros também estão preparados.
O RadiusNet, sempre preocupado em oferecer soluções para que os provedores possam trabalhar com a tecnologia mais avançada, traz a possibilidade do provedor oferecer IPv6 e IPv4 em “pilha dupla” para seus clientes via PPPoe!
Mas não é só isso, as telas de aviso, bloqueio, antes disponíveis apenas para IPv4, agora também poderão ser utilizadas em IPv6!
Tudo isso de forma fácil e rápida! Veja abaixo nosso vídeo explicando como configurar o RadiusNet com Mikrotik para entrega de IPv6 e IPv4 para seus usuários.