O RadiusNet é um Sistema de Gerenciamento de Provedores. Acredite, isso é muita, mas muita coisa!

Em poucas palavras o RadiusNet irá gerenciar toda a vida de um provedor: Cadastro de Usuários, Planos (com ou sem burst, planos corujão, planos com franquia), Ordens de Serviço, Monitoramento de Rede, Cobrança com/sem boletos, arquivo retorno e carnê, relatórios, nota fiscal modelo 21 homologada, estoque e muito mais!

O RadiusNet funciona em nuvem. Toda autenticação, telas de bloqueio, aviso, cadastros, etc ficam configurados em um servidor disponibilizado por nossa equipe exclusivamente para sua empresa.

Caso o provedor queira, poderá deixar um servidor de autenticação radius dentro de sua rede. Quando optar pelo serviço de autenticação local o servidor em nuvem atuará como secundário, assumindo a autenticação em caso de  queda do servidor local.

Entre em contato com nossa equipe para saber os requisitos de hardware e de rede para um servidor radius local.

O RadiusNet não é um roteador, ele é um servidor de autenticação e banco de dados.

Por isso regras de firewall vão no Mikrotik/Cisco/Juniper, que atua em conjunto com o RadiusNet !
Basicamente, toda vez que o usuário precisar se conectar, o Mikrotik, antes de liberar o acesso, irá “perguntar” ao RadiusNet se o usuário pode se conectar! Com base nas cobranças o RadiusNet  libera a conexão, mostra avisos, etc.

Sim. O RadiusNet é um servidor de autenticação e banco de dados. Ele funciona em conjunto com um roteador, que no caso é um Mikrotik (pode ser também utilizado com Cisco, Juniper ou EdgeMax), que pode ser uma RB ou um computador com o Mikrotik instalado!

Além disso o Mikrotik é muito superior como roteador em diversos aspectos: facilidade na configuração, não possui HD e com isso menores chances de dar erro, restauração rápida, bastando colocar outra RB no lugar e restaurar o backup, pode ser instalado em torres, forros de casa e prédio, etc.

 

Não. Com o RadiusNet você não precisará de IP fixo. Porém recomendamos que provedores tenham pelo menos um link com IP fixo, para poder oferecer serviços especializados a clientes corporativos.

Sim, o RadiusNet não influencia no funcionamento do seu cache.

O RadiusNet foi projetado para nunca deixar de autenticar seus usuários, ao contrário de outros sistemas, o funcionamento das autenticações é completamente independente e nunca se interrompe!

 

Como o RadiusNet é instalado em nuvem, o controle e monitoramento da “saúde” do servidor do provedor é feita por nossa equipe, minimizando a ocorrência de problemas.

Nossa equipe faz esse monitoramento 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Além disso a qualquer hora do dia e da noite o provedor tem acesso ao menu “Chamados”. Todos os chamados abertos por eventual parada no sistema são respondidos com total prioridade.

O RadiusNet fica hospedado em datacenters com alto nível de SLA, HDs SSD, acesso por IPv4 e IPv6 e redundância de links.

Dessa forma todo o serviço de cadastro de clientes, cobranças, central do cliente, autenticação, ordens de serviço, etc ficam em nuvem.

O sistema de atendimento digital HelloRadius foi projetado para ficar hospedado dentro da rede do provedor, para uma melhor qualidade das ligações, sendo instalado, portanto, num servidor local.

O servidor de autenticação radius pode ficar somente em nuvem ou então em rede local. Quando o provedor optar por colocar em rede local, o servidor em nuvem atuará como um servidor radius secundário!

Veja com a nossa equipe quais os requisitos de instalação do HelloRadius e do servidor radius local.

Para uma explicação completa dos valores e planos veja nossa página de planos.

 

Em nossa Wiki  você encontra tudo sobre o funcionamento do RadiusNet.

Em vários lugares da Wiki, além da explicação do próprio site, você pode também assistir vídeos gravados com os procedimentos!

Veja também nossos vídeos clicando aqui.

Disponibilizamos treinamentos exclusivos para o provedor no formato vídeo conferência ou presencial, tanto na sede do provedor como em nossa sede. Saiba mais sobre nossos treinamentos clicando aqui.

Fácil: a Wiki segue a mesma estrutura de menus que o RadiusNET!

Por exemplo, no RadiusNET, para consultar cobranças você deve ir em :

  • Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças.

Na página principal da Wiki basta ir em:

  • Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças.

Viu? Fácil!

Recomendamos que antes da instalação você veja todo o menu Introdução de nossa Wiki. Depois de instalar vá em nosso CookBook!

 

 

Não!

O RadiusNet é pré-pago sem tempo mínimo de contrato!

Sim! Toda atualização será disponibilizada automaticamente!

Muito fácil!

Faça o cadastro na CCR – Central do Cliente RadiusNet clicando aqui.

Após fazer o cadastro, ainda dentro da CCR, vá no menu “Chamados” e abra um chamado para o suporte técnico solicitando a instalação.

Nossa equipe entrará em contato com você logo em seguida!

 

Dois simples passos agora:

  • Veja nossa Wiki, vá até o menu “Introdução” e veja atentamente os itens “Noções Gerais” e “CookBook”
  • Leia o resto desse FAQ!
  • Veja nosso treinamento exclusivo

Ao cadastrar o NAS conforme está em nossa Wiki você preparou seu Mikrotik para usar o RadiusNet.

Agora você precisa configurar o serviço em si, ou seja, o PPPoE server e/ou Hotspot server.

Para saber como configurar seus sevidores de PPPoE e Hotspot clique aqui.

Após instalar, configurar o NAS e serviço PPPoE, inicie o cadastro de seus clientes no RadiusNet. Cadastre o cliente  com plano, login e senha.

O cliente cadastrado no RadiusNet pode ser apagado de PPP/Secrets pois passará a autenticar-se pelo RadiusNet.

Faça um teste: cadastre o usuário no RadiusNet, desabilite seu cadastro em PPP/Secrets, vá em PPP/Interface e derrube o túnel do cliente. Em alguns instantes ele irá autenticar-se utilizando o RadiusNET!

Após o cadastro de todos os clientes no RadiusNet a tabela PPP/Secrets estará limpa!

Após instalar, configurar o NAS e serviço Hotspot, inicie o cadastro de seus clientes no RadiusNet. Cadastre o cliente com plano, login e senha.

O cliente cadastrado no RadiusNet pode ser apagado de Hotspot/Users pois passará a autenticar-se pelo RadiusNet.

Faça um teste: cadastre o usuário no RadiusNet, desabilite seu cadastro em Hotspot/Users, vá em Hotspot/Active e derrube a conexão do cliente. Em alguns instantes ele irá autenticar-se utilizando o RadiusNet!

Após o cadastro de todos os clientes no RadiusNet a tabela Hotspot/Users estará limpa!

Cadastre um POP por cidade.

Não confunda POP com estação. Uma cidade POP pode ter várias estações. Uma cidade onde os usuários captam o sinal de outra cidade não é um POP.

Pense como POP a estação principal numa cidade.

Mais informações sobre cadastro de POP aqui.

Sim.

Os contratos devem ser colocados no site do provedor e, se possível, registrados em cartório. Dessa forma o usuário somente precisa assinar um “Termo de Adesão”. Nesse termo de adesão estão as características do plano e o endereço do site para ele baixar o contrato completo.

Para configurar seu termo de adesão:

Administração >> Configurações Gerais >> Termos de Adesão

Ajuda para completar os campos das configurações aqui.

Após configurado entre no menu Planos >> Clientes / Planos, selecione o plano do cliente e clique no botão “Download Termo”.

Para modelos de contratos de acordo com a legislação atual. Sugerimos a assessoria VianaTel, clique aqui para saber mais

Vamos supor que seu provedor tenha vencimento dia 15.

Se no boleto com vencimento dia 15/02 cobrou-se pelo acesso feito no mês de janeiro, essa cobrança é pós-paga.

Se no boleto com vencimento dia 15/02 cobrou-se pelo acesso entre fevereiro e março, essa cobrança é pré-paga.

Saiba mais informações aqui.

Tenha em mente o seguinte: a prestação do serviço é que define o pagamento do imposto. Assim, se o provedor prestou o serviço deve pagar o imposto, independente do pagamento do usuário ao provedor!

Dessa forma, o RadiusNet, ao gerar notas fiscais de um plano pós-pago, irá gerar para todos os usuários do plano, independente do pagamento da mensalidade, pois num plano pós-pago entende-se que o serviço já foi prestado (veja a questão anterior).

Por outro lado, ao encontrar um plano pré-pago, o RadiusNet irá gerar somente para os usuários que efetivamente pagaram, pois entende-se que somente para quem pagou é que foi disponibilizado o serviço!

É muito comum nossa equipe ser procurada por provedores que nunca tiveram contato com a área fiscal de telecomunicações. Muitos passam da forma pós-paga para pré-paga e vice versa.

Porém esse estudo deve ser feito com muita cautela, caso a caso.

Sempre consulte seu contador e/ou advogado de confiança.

 

Essa questão varia muito, mas podemos sugerir:

Se você tem várias cidades, crie um grupo por cidade.

Se você tem PPPoE e Hotspot juntos, crie um grupo para cada um deles.

Caso contrário crie apenas um grupo chamado, por exemplo, “Acesso à Internet”. Não se preocupe, você pode criar mais grupos depois e mudar os planos criados para os novos grupos!

Sim.

Todavia é altamente recomendável colocar usuários PPPoE e Hotspot separados em planos diferentes, por exemplo:

Plano 5MB PPPoE

Plano 5MB Hotspot

A razão é que as telas de aviso e de bloqueio tem parâmetros diferentes em PPPoE e Hotspot. Apesar de ser possível utilizar num plano só, se for separado as telas ficarão mais adequadas a cada um dos tipos de autenticação.

Sim!

Acesse através do seguinte caminho:

Planos >> Vel. por horário

 

Para ver como configurar a velocidade por horário clique aqui.

Burst é a possibilidade de dar ao usuário uma maior velocidade por um espaço definido de tempo.

Veja mais informações aqui.

Quantos você quiser!

Recomendamos seja criado um caixa para cada conta bancária e um caixa adicional que é o valor em dinheiro que se recebe na sede ou em algum ponto de recebimento.

Caso seus técnicos recebam valores de instalação, crie um caixa em nome de cada técnico ou então um caixa “instalação”. Recomendamos a primeira forma, que dá mais controle ao provedor.

Ilimitados.

O RadiusNet já vai configurado de fábrica com os grupos “Contas Fixas”, “Contas Variáveis” e “Departamento Pessoal”

Despesa fixa é aquela que se repete todo mês: água, luz, telefone, link, etc

Despesa variável é aquela que não se repete: fornecedores.

Mesmo que você compre todo mês num mesmo fornecedor ele sempre será uma despesa variável.

Se você estiver em janeiro e quiser saber as despesas de abril o RadiusNet irá listar:

  • todas as despesas com fornecedores de abril já cadastradas
  • todas as despesas variáveis com base no último mês que foram pagas

Dessa forma é possível fazer uma previsão dos gastos de abril, mesmo estando em janeiro!

 

Para MENSALIDADE gerar para todos os usuários:

Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças >> Gerenciar Cobranças

Gerar MENSALIDADE somente para um usuário:

Planos >> Clientes / Planos >> Selecione o cliente >> Clique em Gerar Cobrança

Gerar cobrança AVULSA (tudo que não é mensalidade):

Cadastros >> Clientes >> Selecione o cliente >> Gerar Cobrança(s) Avulsa(s)

Não, fique sossegado!

O RadiusNet jamais duplica uma cobrança! 

Por exemplo: o provedor gerou cobranças para 1000 usuários no dia 01. Entre o dia 01 e dia 10 foram feitas 50 instalações. Ao gerar novamente serão geradas somente cobranças para os 50 clientes novos.

Clique aqui e veja sobre nossa “Trava de Segurança”.

Sim!

Para dar acréscimo/desconto numa mensalidade que já foi gerada pelo sistema, acesse Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças >> Botão Gerenciar Cobrança(s) >> Acréscimo/Desconto

Para dar acréscimo/desconto para um cliente, em suas mensalidades futuras, acesse Planos >> Clientes / Planos >> Escolha o plano e utilize os campos “Acréscimo” e/ou “Desconto”.

Sim!

  • Vá no menu Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças
  • Selecione as cobranças desejadas (aplicando os filtros, se for o caso)
  • Clique no botão Gerenciar Cobranças
  • Selecione a opção Cancelar Cobranças

Por motivos de segurança o RadiusNet jamais deleta uma cobrança!

Uma cobrança jamais pode “sumir”. Ela tem um motivo para existir (prestação do serviço) e precisa obrigatoriamente ter um motivo para ser cancelada!

Trata-se de uma forma de evitar que funcionários maliciosos recebam o valor do cliente e deletem a cobrança, ficando com o valor para si.

O RadiusNet possui filtros que mostram somente as cobranças ativas, deixando a tela “limpa”.

Por esses motivos não recomendamos a exclusão de uma cobrança do banco de dados.

Em casos específicos, exclusivamente com autorização do proprietário do provedor nosso suporte técnico pode deletar cobranças. Consulte-nos.

Vá em:

  • Financeiro >> Notas Fiscais >> Gerar Notas Fiscais
  • Escolha o período da prestação, dia da emissão, porcentagem do ICMS e os planos.
  • Clique em “Gerar Notas Fiscais”

A partir desse momento as notas podem ser impressas e entregues aos usuários!

Agora é necessário validar e enviar as notas validadas para a Secretaria da Fazenda de seu estado.

O processo é muito simples e rápido!

Entre em contato conosco que enviaremos todas as instruções e programas para validação e envio das notas fiscais (somente para clientes do PLANO PLUS).

Sim, o RadiusNet emite e grava as informações de todos os recibos gerados.

Para gerar recibos utilize o menu Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças >> Gerenciar Cobranças >> Gerar Recibo

Para configurar os recibos vá em Administração >> Configurações >> Recibo

Veja mais informações aqui.

De duas formas:

  • Automaticamente após rodar o arquivo retorno do banco (Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças >> Gerenciar Cobranças >> Baixa por Arquivo Retorno) o RadiusNet mostra uma lista dos usuários que devem ser bloqueados, avisados ou desbloqueados, bastando o provedor verificar a lista e aplicar as mudanças. Ao aplicar as mudanças os usuários online já pegarão o novo status automaticamente!
  • Manualmente através do menu: É possível alterar manualmente as cobranças no menu Cadastros >> Clientes >> Alterar Status em Lote e no menu Financeiro >> Contas a Receber >> Cobranças >> Gerenciar Status